Você pode fazer download do novo Método de Musicalização Infantil em PDF Daniela Bias
O desenvolvimento de uma aula de musicalização infantil seja para bebês ou crianças maiores tem o objetivo de estimular o exercício sensível e cognitivo, dando brechas para a criatividade. As aulas devem levar em consideração a aplicação de atividades práticas, lúdicas e divertidas que envolva um grupo de crianças com o canto, o movimento corporal, improvisação, brincadeiras e a própria execução musical através de cantigas, canções de ninar, música erudita e outras composições que respeitem o desenvolvimento tanto físico quanto mental da criança. Os exercícios praticados podem ser acompanhados de objetos interativos como instrumentos de percussão, cordas, bambolês, bolas, tecidos de texturas diferentes, dentre outros. Mais do que reservar um tempo para a prática dessas atividades indica-se também que seja separado um período para relaxamento e socialização entre as crianças.
A criança, para se desenvolver musicalmente, precisa ter, mesmo antes do nascimento, indícios de que se encontra em um ambiente confortável e seguro, em que as pessoas à sua volta lhe deem atenção e respondam às suas necessidades que ultrapassam as barreiras do físico e atingem também o emocional e intelectual. O estímulo às conexões cerebrais está diretamente ligado às atividades e brincadeiras que os pais, desde cedo, desenvolvem como as canções para brincar e dormir, leitura de histórias e também a prática do carinho e muito amor que são unidades básicas para a formação de qualquer ser humano. É extremamente importante que essa atenção inicial seja dada para que, no futuro, a criança se desenvolva de forma integral e saudável.
De maneira mais técnica, as atividades que podem ser praticadas em aulas de musicalização para crianças são: jogos, ciranda, brincadeiras sonoras, relacionar a música com o movimento corporal, desenvolvimento da memória musical incluindo a identificação dos ritmos e melodias de cada canção, usar instrumentos musicais para expressão pessoal e emocional (não é necessário domínio de nenhum instrumento), explorar o gosto musical de cada criança ampliando o ambiente democrático, incentivar o canto e treinamento da voz elevando assim a auto-estima de cada uma, ampliar a percepção através da mistura dos sentidos (tato, audição e visual), relacionar conceitos importantes à prática musical como a reutilização de sucata para a criação de instrumentos musicais recicláveis e ampliação do dicionário mental através de contos e letras de músicas.
Agora, caso aulas direcionadas à musicalização infantil não sejam possíveis de maneira particular, as crianças podem contar com esse aprendizado nas creches caso existam educadores especializados na metodologia e sigam algumas dicas básicas. As principais sugestões dadas pela cantora Fabi Godoy aos educadores para aprimorar o contato da criança com a música são: cantar olhando nos olhos das crianças, repetir a música quantas vezes forem necessária dependendo das necessidades de cada turma, estabelecer o tempo de 30 a 40 minutos para as atividades, escolher uma sala com poucas distrações visuais, treinamento musical antecipado dos educadores para que o canto seja natural, valorizar esforços das crianças em sala e realizar atividades quando as crianças estiverem menos agitadas. Com estes pré-requisitos os educadores se sentirão mais confiantes para desenvolver práticas musicais e as crianças mais aptas a participar.
Daniela Bias & Josué Silva
A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA INFÂNCIA
Toda criança quando nasce e começa a se desenvolver traz consigo uma forte musicalidade inerente à sua pessoa. A música é muito importante desde o início da vida dos pequenos, mas a intimidade sonora da criança apenas se solidifica com a inserção da música em si, na sua forma mais natural e limpa nos ouvidos dos pequenos. Por mais que ruídos do cotidiano emitam sons, nada substitui os benefícios terapêuticos e lúdicos da verdadeira música, com todos seus acordes, melodias e ritmos.
A música se torna importante nos primeiros anos, especialmente na primeira infância (até os seis anos de idade), porque com essa idade os pequenos tendem a imitar tudo que enxergam, seja gestos ou sons. Assim, a influência exterior presente nas menores atitudes ativam as influências no interior das crianças, transformando-se também em atitudes. Mais do que a importância de se emitir a musicalidade das notas dos instrumentos musicais, a voz também é uma ferramenta essencial na musicalização infantil. É através da voz que se manifesta a amorosidade com intensidade, sendo o fator que mais acalma e conforta as crianças.
A primeira infância é o momento mais crítico relacionado ao desenvolvimento musical infantil e, é por isso que, a inserção dos filhos nesse ambiente é tão importante. Através desse contato com a música que as crianças poderão descobrir o gosto pela música, seja como forma de seguir uma carreira nesse sentido ou apenas desenvolver habilidades e conhecimento.
Pesquisas destacam que, da mesma forma que o desenvolvimento da linguagem, as crianças desenvolvem o conhecimento musical através de uma sequência previsível de competências básicas relacionadas à música. Isso se apresenta nos cantos e os batuques tão comumente realizados por crianças que podem começar desgovernadas e desalinhadas, mas que, aos poucos vão ganhando ritmos e cadencias. É como se neste período, nesta idade, as crianças criassem uma caixa mental responsável por decifrar as mensagens e imagens sonoras presentes na música.
Essa predisposição musical se soma às atividades lúdicas, como teatro, historias, brincadeiras. Da mesma maneira que as crianças já nascem dispostas a falar e compreender a linguagem nativa do país que vivem, também nascem com a musicalidade presente em seu interior e esta apenas precisa ser estimulada e corretamente aplicada para obter-se o desenvolvimento infantil mais pleno.
CADERNO DE EXERCÍCIOS MTS INFANTIL
MÉTODO ORGANISTA INFANTIL
CADERNO DE MÚSICA INFANTIL - DÓ RÉ MI FÁ SOL LÁ SI
DESENHOS MUSICAIS PARA COLORIR
APRENDENDO COLORINDO
MÉTODO INFANTIL - FRANCISCO RUSSO
MÉTODO DE PIANO - MÁRIO MASCARENHAS VOL 01
DINÂMICAS
Iniciar a aula fazendo uma roda com os alunos, para roda
ficar mais organizada pede-se para todos darem as mãos e sentam todos no chão,
não iniciar a aula até que todos estejam sentados, convide a criança que não
quer se sentar a sentar ao seu lado, ao lado da professora, tenha argumento com
amor e delicadeza, caso não queira sentar deixe ela a vontade mas, não deixe de
cantar o nome dessa criança.
MÙSICA
DE ENTRADA
-Alô, bom dia!!!
Alô Mariana bom dia Mariana que bom que você veio gosto
muito de você.
-Quem vem lá?
Quem vem lá para brincar é a Laura que acaba de chegar, já
chegou e se sentou canta canta canta a
brincadeira começou.
Quem vem lá para brincar é a Ana Luísa que acaba de chegar
já chegou e se sentou canta canta canta a brincadeira começou,tra lá lá, tra la
la la tra la la lá lá lá lá lá lá lá lá lá lá. Já chegou e se sentou canta
canta canta a brincadeira começou.
Quem vem lá para cantar é a nossa turma que acaba de
chegar, já chegou e se sentou canta canta canta a brincadeira começou tra lá
lá, tra la la la tra la la lá lá lá lá lá lá lá lá lá lá. Já chegou e se sentou
canta canta canta a brincadeira começou, quem vem lá.
HORA
DO CANTO
-Todos os patinhos.
Todos os patinhos gostam de nadar, na água a cabecinha e o
rabinho pro ar
Todos os patinhos gostam de nadar, na água a cabecinha e o
rabinho pro ar
tra la la la la tra
la la la la la .
Todos em pé fazem movimento com os braços como se estivesse
nadando, faz como se fosse mergulhar, duas mãozinhas pra trás imitando rabinho
do patinho.
-Formiguinha
Formiguinha da roça endoideceu com uma dor de cabeça que
lhe deu, ai, pobre, pobre formiguinha põe a mão na cabeça e faz assim.
Professor faz gesto de quem endoideceu, põe a mão no rosto,
mão na cabeça. E faz careta no final.
- O macaquinho
O macaquinho faz assim, o macaquinho faz assim, olha aqui
seu macaquinho e faça tudo direitinho.
Professor canta a música
fazendo gesto e falando o que vai fazer, coçar o braço, a perna ,
pescoço, etc...
-Pela rua abaixo
Pela rua abaixo vai dona formiga, uma mão na testa e a
outra na barriga.
Alunos põe mão na testa e na barriga, professor pode propor
que os alunos troquem as mãos mais rápidas, isso pode pedir para as crianças do
maternal ll.
-Palminhas
Palminhas, palminhas, nós vamos bater,
Depois as mãozinhas pra trás esconder
Bem forte, bem forte, nos vamos bater depois as mãozinhas
pra trás esconder.
Bem leve bem leve nós vamos bater depois as mãozinhas pra
trás esconder.
Bem alto bem alto nós vamos bater, depois as mãozinhas pra
trás esconder.
Bem baixo bem baixo nós vamos bater, depois as mãozinhas
pra trás esconder.
-Palma, palma, palma
Palma, palma, palma, pé, pé, pé, roda, roda, roda,
Caranguejo peixe é.
Todos em pé fazem a
roda , fazem os movimentos pedidos na música.
-Tique taque
Tique, taque carambola, um de dentro e um de fora.
Sentados em roda usa-se um brinquedo, movimento do
brinquedo para dentro e para fora da roda, ou todos em pé os alunos fazem
movimento de entrar e sair da roda.
-Serra aqui, serra ali
Serra aqui, serra ali, lenhador e carpinteiro,
Serra aqui, serra ali, serra o topo do pinheiro.
O aluno em pé feito uma roda, põe um pé para frente outro
fica atrás tem que mostrar para as crianças, e faz o movimento de se balançar
para frente e para trás, se fizer sentados pode por em duplas de mãos dadas um
vai para frente e outro para trás
-O sapinho
Salta, salta, o sapinho na lagoa.
Salta, salta, veja só que vida boa
Todos em pé saltando livres da forma que achar melhor.
-Pintinho amarelinho
Será que você sabe, será que você viu
Um pintinho amarelinho que faz
Piu piu piu piu piu
Todos sentados fazendo movimento de pinça com dois dedinhos
Professor tem que mostrar e ajudar as crianças a fazerem
este movimento.
-Feijão com arroz
1-2 feijão com arroz
3-4 feijão no prato
5-6 falar francês
7-8 comer biscoito
9-10 comer pastéis.
-Lá vem seu Juca
Lá vem seu Juca – ca
Da perna torta – ta
Dançando valsa – sa
Com a Maricota – ta.
Todos em pé dançando com a
perna torta, fazendo os movimentos de dança.
-Samba Lelê
Samba Lelê tá doente,
Tá com a cabeça quebrada,
Samba Lelê precisava
De umas dezoito lambadas.
Samba, samba, samba ó Lelê,
Pisa na barra da saia o Lelê.
Todos dançando, põe a mão na
cabeça.
-Grande Índio
Veja como o grande índio
Toca seu tambor:
Tum, tum, tum, tum, tum, tum
Tum.
Alunos tocam tambor para
acompanhar a música, ou algum outro instrumento.
-Os gatinhos
Os gatinhos bonitinhos
Ao dormir, ao dormir
Fazem de mansinho,
Muito engraçadinhos
Rom,
rom, rom
Rom,
rom, rom.
Relaxamento alunos sentados ou
deitados imitando ronronar dos gatinhos
-Estrelinhas
Estrelinhas lá do céu
Estou vendo a brilhar
Vou pegá-las para mim
Pro meu quarto iluminar.
Relaxamento alunos deitados ou
em pé com as mãozinhas para cima como se fosse pegar as estrelas, se for
possível fazer um lenço grande com estrelas.
-Tchau
Tchau, tchau, tchau,
A aulinha terminou.
Tchau, tchau, tchau,
Para a casa agora eu vou.
Tchau, tchau, tchau,
Meus brinquedos guardarei.
Tchau, tchau, tchau,
Sexta-feira voltarei.
Música para despedida, tocar
todas as aulas para que a criança saiba que a aula esta acabando e não ficar
frustrada, e sempre falar dia da semana que voltara, no caso da creche falamos
para SALA voltarei.
Sites: MÚSICAS E BRINCADEIRAS
MUSICALIZAÇÃO
INFANTIL
IDADE:
8
meses a 4 anos
OBJETIVO
GERAL
Levar a criança a ter
prazer em ouvir e fazer música.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
1.
Desenvolver a capacidade de bater palma acompanhando
a música.
2.
Desenvolver a percepção sonora e
capacidade de discriminar, identificar a classificar sons, percebendo
similaridades e diferenças.
3.
Desenvolver a capacidade de concentração,
atenção e raciocínio.
4.
Desenvolver habilidades motoras grandes e
pequenas, coordenação viso-motora e perceber frases musicais através de
movimentos.
5.
Participar de atividades musicais com
outras crianças numa atmosfera expressiva, positiva e agradável.
6.
Aumentar a curiosidade para sons
expressivos e as muitas opções de fazê-los.
7.
Participar de um ambiente onde há
liberdade para criar.
8.
Respeitar regras e conhecer limites.
9.
Resgatar um patrimônio cultural aprendendo
canções populares e folclóricas, parlendas e danças.
10.
Ter maior estímulo para o canto e fala.
Estratégias:
1.
Aulas de 30 minutos no início do ano até
chegar a 45 minutos (3 anos).
2.
Oito é o número ideal de alunos por turma.
3.
As crianças podem ficam sentadas em
cadeirinhas.
4.
Ainda não se faz cobrança, como por
exemplo, perguntar se é agudo ou grave.
5.
Aos poucos, à medida que as aulas vão se
passando, fazem atividades com o par. Na hora de apresentar o exercício a
professora o faz com cada criança separadamente e depois forma pares.
6.
A professora fica no mesmo nível físico
quando em contato com a criança, sentada em uma cadeira baixa, agachando-se ou
sentando no chão.
7.
Não se exige exatidão de afinação ou de
ritmo. Deixa-se que se sintam à vontade para encontrar a voz e o seu próprio
ritmo.
8.
A professora canta devagar para que as
crianças possam acompanhá-la.
9.
Conversa-se normalmente com a criança e
não se usa fala infantil.
1.
Evitam-se oportunidades alternativas. O
assunto é colocado em termos definidos, e a professora fala claro e
simplesmente com a criança, não deixando margem de dúvida ou escolha negativa.
2.
Trabalha-se a criatividade.
3.
São realizadas algumas coreografias
simples e as letras das músicas são utilizadas para sugeri-las.
4.
A mesma canção é aproveitada para vários
tipos de exercícios como dança, psicomotricidade, banda, etc. O professor
extrai o máximo de elementos que pode de cada canção.
5.
Aprendem a usar os instrumentos de forma
convencional.
6.
Não fazem jogos e brincadeiras de
eliminar, vedar os olhos, “quem sabe mais”, quem ganha ou quem perde.
7.
Dançam muito.
8.
O professor tem que fazer plano de aula de
acordo com a idade dos bebes, e pensar no acompanhamento para que seja uma aula
alegre e divertida.
9.
Usar todos os recursos de musicas
infantis.
*Não
perguntar se a criança quer fazer algo, mas falar
NÓS VAMOS FAZER!
PARTES DA AULA
1.
Canto de entrada.
2.
Hora do canto.
3.
Parlendas, rimas e brincadeiras musicais.
4.
Percepção auditiva, altura, duração,
intensidade e timbre.
5.
Imitação, criação e memorização.
6.
Percepção de tempo e espaço – dança.
7.
Conjunto de percussão com instrumentos de
banda rítmica.
8.
Relaxamento e canto de despedida.
1.
CANTO DE ENTRADA
Ao
entrar na sala, o professor cumprimenta as crianças, chama todos para fazer uma
roda, sentam-se ao chão para que todos tenham a mesma altura.
Usa-se uma canção
cumprimentando cada criança individualmente e as crianças são convidadas a
cantar para
os colegas.
O
professor sempre vai cantar com olhar direcionada a criança que esta sendo
falado o nome.
1.
HORA DO CANTO
Muitas
canções são usadas, nas aulas sempre repetindo as mesmas músicas para que as
crianças consigam cantar.
Com
a repetição das músicas estaremos ajudando a desenvolver a fala, assim que as
crianças conseguirem cantar as músicas algumas pode ser trocado para ampliar o
repertório musical desses alunos.
2.
PARLENDAS, RIMAS E BRINCADEIRAS MUSICAIS.
São
utilizadas sem músicas, o professor com os alunos fazem dinâmicas de acordo com
a parlenda que esta sendo usada.
Ex:
Peneirinha
peneirar
De
coar fubá
Lava
mesa, lava prato
Pra
gente (dançar, pular, cantar, etc)
*O
professor deve utilizar sua criatividade.
4.
PERCEPÇÃO AUDITIVA
Trabalhamos
as qualidades de som e as noções de espaço e tempo de forma lúdica e prazerosa.
5.
IMITAÇÃO, CRIAÇÃO E MEMORIZAÇÃO
A
criança tem que ter atenção nas imitações do professor, que fará de forma clara
e objetiva para que os alunos consigam acompanhar as dinâmicas.
Deve-se
dar liberdade a criança no momento da criação, o professor não deve interromper
o aluno dizendo que aquilo esta errado, mas sim incentiva-lo a usar sua
criatividade. Brincadeiras com cones de linhas, bola, lenços, lanternas, etc.
A
memorização estará sendo usada nas musicas que são repetidas nas aulas.
6.
PERCEPÇÃO DE TEMPO E ESPAÇO – DANÇA
Durante
a aula de música haverá brincadeiras e danças, onde o aluno deverá ter noção de
tempo e espaço utilizados na dinâmica.
7.
CONJUNTO DE PERCUSSÃO
Na
aula de música utilizaremos instrumentos de banda rítmica, escolhemos uma
música onde tenha as batidas mais fortes, a criança irá trabalhar a percepção
rítmica, a coordenação motora, acompanhando as batidas das músicas. Podemos utilizar
tambor, chocalho, etc.
5.
RELAXAMENTO E CANTO DE PARTIDA
O
professor deverá se organizar com o tempo da sua aula, deverá durar no máximo
30 minutos, as três ultimas músicas serão músicas mais calmas para que a
criança comece a se acalmar, mantendo o relaxamento até a música de finalização
da aula que sempre será a mesma, para que a criança saiba que a aula esta
acabando.
Obs: Aos dois anos ainda
não há cobrança, mas é dada maior ênfase no som e no ritmo do que no período
dos bebês.
COMO UTILIZAR O TIMBRE
COM CRIANÇAS A PARTIR DE DOIS ANOS
1.
Acompanhar músicas com instrumento de
percussão tradicional e de sucata.
2.
Percussão corporal.
3.
Sons e ruídos feitos com a boca.
2.
Sons da escola – percorrer salas, jardins,
banheiros, etc. Observando seus sons.
3.
Acompanhar músicas com instrumentos de
percussão variando a intensidade.
DURAÇÃO, ANDAMENTO, COMPASSO E TEMPO PARA
CRIANÇAS A PARTIR DE DOIS ANOS
1.
Acompanhar músicas com instrumento de
percussão – rápido e lento.
2.
Sons longos e curtos - vozes de animais,
sons de natureza, objetos de casa, reconhecer e reproduzir.
3.
Cantar a mesma canção em andamentos
diferentes.
4.
Marchas, danças e movimentos corporais em
diversos andamentos. PSICOMOTRICIDADE
A PARTIR DE DOIS ANOS
Os
alunos fazem exercícios utilizando batidas de mãos, pé, instrumentos de
percussão para acompanhar as canções. Usam bastante as clavas, seja batendo no
chão ou uma contra a outra, as crianças podem andar de acordo com a sua
escolha.
A partir de 3 ANOS
As
crianças já conseguem combinar com palma as varias maneiras de andar – RÁPIDO,
LENTO, FORTE E LEVE.
Elas
já conseguem conta os tempos enquanto batem palmas ou tocam um instrumento.
Já marcham com
ordens, mudanças de direção, imitam animais, andam, saltam, correm, galopam,
saltitam, balançam,
pulam, arrastam-se e rolam danças com ritmos variados.
BRINQUEDOS PEDAGÓGICOS MUSICAIS
DANIELA BIAS & JOSUÉ SILVA
Material excelente , de grande proveito. Que Deus continue te iluminando e nos favorecendo também. Compartilhando conosco o seu conhecimento.
ResponderExcluirObrigada pelo carinho, sempre teremos novidades abraços
ResponderExcluirObrigada pelo contato e carinho
ResponderExcluirSempre teremos novidades
Abraços
Obrigada pelo contato e carinho
ResponderExcluirSempre teremos novidades
Abraços
Valiosíssimo material, muito obrigada por compartilhar conosco essa riqueza profissional .também vou compartilhar com vc algo que tenho aqui. Amei ❤❤❤❤❤😘
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